Para investidores de primeira viagem, ou até mesmo para aqueles que já estão no ramo mas não tem um conhecimento muito avançado em finanças, o nome “Valor Presente Líquido” costuma gerar duas reações: estranhamento ou pânico, principalmente após descobrir que essa é fórmula de cálculo do VPL:
Bom, se um dos dois for o seu caso, temos uma boa notícia: não precisa sair correndo! Neste artigo você entenderá de uma vez por todas qual a importância desse tal de Valor Presente Líquido e qual sua utilidade na avaliação da viabilidade de empreendimentos.
Acompanhe!
QUAL A IMPORTÂNCIA DO VALOR PRESENTE LÍQUIDO?
A primeira dúvida que surge quando você considera investir seu dinheiro é “onde?”, certo? Isso porque, ao decidir fazer um investimento, é comum comparar algumas opções disponíveis no mercado, para que escolha a que mais se encaixa com suas expectativas e perfil de investimento.
Preciso ter experiência para investir em uma escola de idiomas?
Com suas opções em vista, você precisa de algum critério para auxiliá-lo em sua decisão, correto? É nessa etapa, então, que você começa a analisar os indicadores de rentabilidade e de risco do investimento, afim de estudar os possíveis cenários mais a fundo e determinar a viabilidade de tais investimentos.
É aqui também que entra o Valor Presente Líquido, uma das métricas mais importantes e conhecidas quando a história é análise da viabilidade de investimentos. Isso porque, a partir do cálculo do VPL, é possível não apenas fazer uma comparação do investimento com o retorno esperado, mas levar em consideração a valorização do capital ao longo do tempo.
Com o VPL, você terá certeza de que seu investimento apresentará uma rentabilidade real, de que ele irá valorizar diante das taxas de inflação. Diante de um cenário econômico como o atual, é fundamental que verifique a rentabilidade real de seus investimentos.
E O QUE É VALOR PRESENTE LÍQUIDO?
De maneira simplificada, o Valor Presente Líquido é um método utilizado para determinar a viabilidade financeira (ou não) de um investimento dentro de um determinado período de tempo.
O VPL é muito utilizado para planejar investimentos a longo prazo, como a aquisição de uma franquia, por exemplo. Como já deve saber, o investimento só será viável se o valor das entradas de caixa, subtraídos do valor das saídas de caixa, for maior do que zero.
Assim, o cálculo do Valor Presente Líquido leva em consideração alguns pontos chave, como valor do investimento inicial, fluxo de caixa, tempo de investimento e retorno dentro desse período.
Fluxo de Caixa: o ponto vital de toda empresa
Você pode estar se perguntando agora o porquê de não apenas subtrair o retorno estimado do valor de investimento inicial, não é? Bem, porque para projetar os valores futuros de um investimento, precisamos considerar um aspecto muito importante: o valor temporal do dinheiro.
Em outras palavras, o diferencial do Valor Presente Líquido está em trazer ao valor presente a projeção dos valores futuros. Seu cálculo considera a existência dos juros, que corrigem os valores à medida que o tempo passa.
Como dito anteriormente, a partir dele é possível não apenas fazer uma comparação do investimento com o retorno esperado, mas levar em consideração a valorização do capital ao longo do tempo.
Resumindo: O VPL é o resultado da diferença entre o valor investido e aquele que será resgatado ao fim do investimento, trazidos ao valor presente. Se o VPL for positivo, seu investimento inicial retornará com ganho. Se for negativo, você sairá no prejuízo.